Início » Líder Aviação recebe autorização da ANAC para usar sistema com blockchain

Líder Aviação recebe autorização da ANAC para usar sistema com blockchain

A Líder Aviação é a primeira do setor no Brasil a utilizar um sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que terá uma iniciativa em blockchain. Com sede em Belo Horizonte (MG), a empresa trabalha com manutenção e vendas de aeronaves, especializada também no fretamento aéreo.
A autorização foi emitida pela ANAC no último dia 30 de julho, para uso do sistema Diário de Bordo Digital. Esse sistema é regulamentado no Brasil pela Resolução n.º 457 de 20/12/2017 e pela Portaria n.º 3.220/SPO/SAR de 2019. O objetivo é melhorar a segurança das operações, reduzir custos, promover o desenvolvimento do setor e a agilidade na inserção dos dados.
De acordo com a ANAC, várias instituições públicas e privadas buscam aderir ao novo sistema no Brasil de armazenamento de dados. Algumas das instituições que já haviam recebido autorização para trabalhar com essa ferramenta em 2020 foram a Polícia Militar de Minas Gerais (MG) e a Casa Militar do Espírito Santo (ES).
Com o Diário de Bordo Digital (eDB), passa a ser permitido que os operadores não sejam mais obrigados a portar o documento impresso, necessário apenas o dispositivo eletrônico que hospeda o sistema.
A diretora da TI da Líder Aviação, Celina Marinho, as companhias do segmento agora terão uma série de ganhos com essa novidade. Ela destacou que essa ferramenta será conectada ao processo de aprimoramento digital da empresa, que é constante.
“Automatizar o Diário de Bordo traz uma série de ganhos para as empresas do segmento, tais como: organização, velocidade e confiabilidade de dados; automatização de registros; eliminação de papéis; redução da carga de trabalho da tripulação; além de garantir mais segurança em todas as etapas de um voo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.